Depois de trabalhar muitos anos com educação corporativa e e-Learning, LMS e SCORM é um assunto que me pedem muito para explicar e ensinar.
Trabalho há mais de 8 anos com design e programação para esse tipo produção de conteúdo. Aprendi muito com grandes amigos que foram meus mentores, e colocando o conhecimento na prática em muitos projetos.
O que é LMS?
Esta sigla tem origem da palavra em inglês Learning Management System. Traduzindo em portugues, Sistema de Gerenciamento de Aprendizado. O LMS é um tipo de plataforma para educação online, com as funções de publicar e gerenciar treinamentos. Geralmente é uma plataforma online para acessar via browser, app mobile ou até um software instalado no computador.
As funções dentro do LMS podem variar muito entre os fornecedores do mercado. Existem recursos para estruturar trilhas, extrair relatórios mais detalhados, controle de acesso diferenciado para administradores e usuários, fórum, controle de pagamento e muito mais.
Como recursos básicos, o LMS tem 2 ambientes.
Ambiente Administrador
Que possibilita o administrador criar, gerenciar e administrar treinamentos e objetos educacionais. Também permite cadastrar, criar grupos e administrar usuários para realizarem os treinamentos. Este ambiente também permite a visualização dos status de andamento dos treinamentos e usuários.
Ambiente Usuário
Permite que usuário acesse os treinamentos e conteúdo disponibilizado pelo administrador.
Tipos de conteúdo
Vídeos, pdf, ppt, e-Learning e arquivos de áudio são os mais populares para publicar dentro de um LMS. Mas também pode variar muito entre os fornecedores. Principalmente o e-Learning ele pode variar a versão do SCORM e a programação dentro dele. Existem plataformas que têm uma peculiaridade nos formatos.
Se você for uma pessoa que pensa em contratar ou desenvolver um LMS, recomendo muito pensar nas funções que são realmente necessárias para seu negócio, pesquisar e experimentar bem as opções que o mercado oferece. Vou deixar alguns LMS gratuitos que eu utilizo para testes.
SCORM Cloud
https://app.cloud.scorm.com/
LMS do fundador da tecnologia SCORM. Uma plataforma simples com objetivo de testes de funcionalidades das tecnologias LMS e SCORM. É gratuito para uso e a capacidade de hospedagem é mínima.
Moodle
https://moodle.org/
Digamos que ele é um dos mais famosos por ser gratuito e livre para uso. Porém você precisa de um servidor para instalar ele e montar o LMS. Você precisa criar o ambiente para disponibilizar o serviço web. Muitas empresas utilizam o Moodle customizado. A base dele é feita em PHP e tendo os profissionais certos, você consegue customizar e oferecer algo mais personalizado
Talent LMS
https://www.talentlms.com/
LMS já pronto para uso no formato SAAS, software como serviço. Você não precisa de um servidor nem de instalar algum software no computador. Ele tem uma parte de uso gratuito como demo e pagando o serviço pode ter acesso às funções avançadas.
O que é LXP?
Esta sigla tem origem da palavra em inglês Learning Experience Platform. Traduzindo em portugues, Plataforma de Experiência de Aprendizagem. Indo além do LMS, o LXP é uma evolução do LMS focada na experiência de aprendizagem do aluno.
Ai você me pergunta, o que é experiência de aprendizagem? O LMS tem uma característica de ser um repositório de cursos online ou uma biblioteca de conteúdo assíncrono. Já o LXP tem uma característica de ser mais interativo e engajador.
Geralmente o LXP tem funções parecidas como uma rede social, funções de gamificação e premiações. Uma das ideias do LMS também é de ser colaborativo, ter um espaço dentro para que os alunos possam interagir e se ajudarem no aprendizado, compartilhar as conquistas e recompensas.
Se você pensa em implantar algo para um grande público. Por exemplo, uma empresa de grande porte. Acredito que vale a pena pensar mais em um LXP do que em um LMS.
Infelizmente o mercado oferece muitos LMS como LXP e é difícil para quem não conhece as diferenças. Acredito que o LXP vai um pouco além da educação convencional de apenas consumir o conteúdo. Então na dúvida pense no lugar de um aluno com muita dificuldade de se encontrar nos estudos e o que a plataforma oferece para ajudá-lo. Lembrando que muitas vezes na educação corporativa o aluno é obrigado a estudar conteúdos em pouco tempo que não é do interesse dele.
Quais são as tecnologias que são utilizadas?
Geralmente nos dias de hoje os LMS já são um serviço web. As tecnologias envolvidas são divididas em duas grandes partes, o front-end e o back-end.
Front-end (SCORM / LMS)
Componentes responsáveis pela parte visual de um site. A interface visual representada dentro dos browser utilizando as tecnologias web, como HTML, CSS e Javascript.
Exemplo: O treinamento em e-learning e interface visual do LMS
Back-end (LMS)
Componentes que trabalham dentro de uma infraestrutura responsável por executar e interagir com ferramentas e interações com outras tecnologias. São utilizadas linguagens de programação para o desenvolvimento e execução, como PHP, C#, JAVA, Node JS, SQL entre outros.
Ex: Funções administrativas do LMS como cadastrar treinamentos e usuários, status e relatórios.