Eu comecei a mexer com o aquarismo no início da pandemia. E como passei a ficar muito tempo em casa sozinho, minha esposa me deu de presente para ter uma companhia durante o home office.
Inicialmente comecei com um casal de guppy, começaram a se reproduzir muito até no ponto que tive que separar os machos das fêmeas. E tentei manter até que todos acabem morrendo. No total durou cerca de 2 anos e meio, se tivesse mais cuidado acho que poderia ir até mais. Tive alguns descuidos com as planárias, o filtro quebrou, a reprodução dos guppys que dificultou muito manter os parâmetros.
Depois que o último guppy morreu resolvi limpar o aquário e começar com um novo layout. Iniciei tirando todas as plantas, limpei todo aquário e apliquei uma película preta de fundo.
Para montagem do aquário eu segui os seguintes passo:
- Preparando o aquário
- Montando o Hardscape (pedras,rochas, troncos e substrato)
- Montando o Paisagismo (plantas)
- Preparando o aquário para a fauna (ciclando o aquário)
Para quem está montando o seu primeiro aquário, antes de tudo recomendo pesquisar bem a fauna (peixe, camarão, caramujo, os animais) que você gostaria de criar. Isso influencia muito no tamanho do aquário, nos equipamentos que precisa, na escolha do que pode e não pode colocar dentro do aquário, as propriedades que precisa ser mantido dentro do aquário.
1. Preparando o aquário
Tirei todas as plantas, limpei todo aquário e apliquei uma película preta de fundo.
Infraestrutura e tecnologias utilizadas:
- Aquário de Vidro Retangular Teruo Yamamoto (Comprei na Petz)
50 x 25.5 x 36cm (43 litros) - Filtro hang on Ocean Tech Hf 300
- Midia Biologica Ocean tech Nano Rings Bacterial
- Iluminação é caseira com smart plug da positivo
2. Montando o Hardscape
Desta Vez pensei em colocar menos pedras e troncos e deixar mais espaços para as plantas e para os peixes nadarem. No substrato eu misturei um pouco de turfa e joguei mais um pouco de substrato para fazer uma camada.
Para o hardscape foi utilizado:
- Substrato Fértil Solomon da aqua pedras
- Turfa da All Garden
- 2x Dragon stone de 16cm
- 1x Tronco de 18cm
3. Montando o Paisagismo
No paisagismo utilizei algumas plantas do antigo layout e comprei algumas novas plantas. No antigo layout havia muitas espécies de plantas que cresciam muito e precisam de podar elas com uma frequência. Então desta vez pensei em evitar a cabomba e a vallisneria. Samambaia da água também crescia muito, porém eu gosto dela então talvez vou plantar uma muda no fundo.
Para o paisagismo foi utilizado:
- Anubia Nana
- Anubia barteri var. nana ‘Petite’
- Anubia Coffeefolia
- Rotala SP Green
- Ludwigia repens
- Micranthemum Sp. (Monte Carlo)
- Musgo de java
- Musgo Taxiplyllum sp. (Flame Moss)
- Musgo Fissidens Fontanus (Phoenix Moss)
4. Preparando o aquário para a fauna
Finalizando a etapa do paisagismo, montei o filtro com as mídias biológicas e o perlon. A iluminação deixei programada com as smart plug para 12 horas de banho de luz.
Eu aproveito esse momento só com plantas no aquário para plantas poderem se desenvolverem e enraizarem melhor com um banho de luz prolongado. Já com peixes, 12 horas de luz acaba estressando para os animais e precisaria diminuir para 8 a 10 horas.
Até aqui foi trabalho de varios dias fazendo aos poucos e por hoje fico por aqui. No próximo post o aquário vai estar pronto e preparado para receber a fauna e desta vez não vai ser guppy.
Um fote abraço e até o próximo post.